Revisão veicular: descubra tudo que você precisa saber!

A revisão veicular é um procedimento indispensável que deve ser realizado em todos os veículos com certa frequência. Se trata de uma checagem completa de todos os componentes do carro para verificar se há algum problema.

Quer saber mais sobre esse procedimento, como ele funciona, quais os itens checados, sua importância e mais? Se sim, continue a leitura do artigo!

O que é revisão veicular?

A revisão veicular é o processo de inspeção e reparo geral que analisa todos os dispositivos, peças e sistemas de um carro. O intuito é garantir o melhor desempenho ao transitar pelas ruas e estradas.

Esse tipo de revisão faz um diagnóstico completo de todos os componentes do automóvel para verificar as irregularidades de funcionamento.

Ela nada mais é do que uma vistoria das partes importantes do veículo. A revisão é feita por profissionais capacitados e ferramentas corretas.

Todo carro precisa passar por uma revisão, seja ele novo, seminovo ou usado. Ela feita em uma concessionária onde os profissionais realizam um checkup completo do veículo.

Durante o processo de revisão são analisados itens como motor, freios, transmissão, escapamento, sistema elétrico, etc. É feita também a troca do lubrificante ou do filtro do óleo do veículo.

Conforme o modelo do veículo e quilometragem rodada, os técnicos analisam alguns outros componentes como mangueiras, velas, vedação, ar-condicionado, etc.

Itens analisados

Durante a revisão veicular alguns itens são checados no carro, eles são separados pelos seguintes sistemas:

1. Sistema elétrico

Os principais elementos do sistema elétrico são bateria e alternador. A bateria é responsável por armazenar toda a energia necessária para acionar os dispositivos e sensores do carro. E o alternador permite recarregar a bateria durante o funcionamento do motor.

2. Sistema de motorização

Esse sistema inclui todas as peças que fazem o motor funcionar, como lubrificação e arrefecimento. A lubrificação possibilita menos atritos entres os componentes do carro durante o movimento. E o arrefecimento controla a temperatura do veículo para que ele funcione bem.

3. Sistema de exaustão

O sistema de exaustão possibilita reduzir os efeitos negativos que prejudicam a qualidade do ar e o meio ambiente e os ruídos emitidos pelo motor. Durante a revisão são avaliados o abafador de ruídos, o catalisador e o coletor de gases da motorização.

4. Sistema de transmissão

Na inspeção do automóvel são verificadas a altura da embreagem, o corrimento dos engates, o nível e a validade do óleo de câmbio e a regularidade das peças para garantir a segurança nas descidas e subidas.

5. Sistema de suspensão e direção

O sistema de suspensão, com o auxílio das rodas, mantém toda a estrutura do veículo estável e aderente ao piso. Já o sistema de direção é responsável por questões relacionadas ao tempo de resposta do volante. São conferidos na revisão os amortecedores e as molas, o alinhamento do carro, o balanceamento e o estado dos pneus e do estepe.

6. Sistema de freios

O sistema de freios inclui os componentes responsáveis por controlar e diminuir a velocidade do automóvel e fazê-lo parar. O seu bom funcionamento é essencial para o desempenho do carro e para a segurança dos ocupantes. Na revisão são verificados os discos, as pastilhas, os fluidos, os cilindros mestres e as pinças.

7. Sistema de injeção eletrônica e ignição

A injeção eletrônica é responsável pelo consumo adequado de combustível, e impacta diretamente o funcionamento do automóvel. Já a ignição é o que faz o carro ligar e, caso esteja com problemas, o motor não funcionará. Os itens que devem ser inspecionados são cabos e velas, verificação e limpeza do sistema de injeção.

8. Sistema de segurança

O sistema de segurança é responsável por reduzir a probabilidade de acidentes e amenizar danos caso venha acontecer. Por isso, alguns itens devem ser checados como faróis de iluminação, espelhos, extintor de incêndio, pneus, suspensão, ergonomia do banco do motorista, câmera e sensores de aproximação e estacionamento, airbags, barras protetoras, cintos de segurança, implementos de carroceria feitos para absorver impactos.

Por que é importante realizar a manutenção veicular?

Realizar a revisão do veículo é muito importante pois garante a previsibilidade de certos problemas antes que seja tarde demais.

Além disso, oferece mais segurança aos passageiros e pedestres, reduz os custos de consertos e melhora o desempenho do veículo.

Você sabia que a Loovi pode te ajudar a prever quando seu carro precisará de revisão?

Isso porque através do dispositivo rastreador instalado no carro é possível colher diversas informações sobre o desempenho do veículo.

Por isso, todos os meses nossa equipe disponibiliza o diagnóstico DTC completo do veículo com todos os problemas que ele ter.

Isso facilita muito pois assim é possível levar o automóvel no mecânico e resolver o problema antes que seja tarde demais.

Caso queira saber mais sobre nossos serviços e planos basta preencher o formulário abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato com você!

O artigo Revisão veicular: descubra tudo que você precisa saber! foi publicado originalmente no site da Loovi
Para mais artigos como esse, acesse o site oficial e saiba tudo sobre rastreador veicular com garantia contra furto e roubo.



source https://loovi.com.br/revisao-veicular-o-que-voce-precisa-saber/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como vender seguros de carros: dá dinheiro mesmo? Conheça nosso modelo de negócio.

O que é o sistema OBD para rastrear veículos?

Descubra qual a diferença entre seguro e proteção veicular!