Tecnologia de geolocalização: descubra tudo que você precisa saber!

Existem diversos tipos de tecnologias de geolocalização disponíveis atualmente. Por isso, é importante conhecer sobre cada uma delas antes de escolher qual utilizar em seu carro.

As mais comuns são, o sistema de posicionamento global (GPS), a radiofrequência e a telemetria.

Cada uma delas tem suas particularidades e vantagens. Quer saber mais?

Se sim, continue a leitura a seguir!

Tipos de tecnologia de geolocalização

GPS

Quase todo mundo já ouviu falar do GPS, pois é muito comum ver carros que contam com equipamentos que possuem essa tecnologia e determinam os melhores caminhos para chegar a algum lugar.

O sistema de posicionamento global (GPS) foi desenvolvido na década de 80 para que o exército dos Estados Unidos pudesse obter informações de geolocalização de outros
países.

Esse sistema se comunica com a rede de satélites que estão espalhados ao redor do planeta Terra para obter a localização do veículo.

E funciona por meio de um aparelho rastreador instalado no carro que consegue encontrar onde está o automóvel.

Isso é possível por meio do cálculo feito entre o tempo que sinal do satélite demora para chegar até o dispositivo rastreador.

Para que isso aconteça os aparelhos possuem relógios muito precisos que marcam o tempo com bastante exatidão. Portanto, o intervalo de tempo entre o sinal emitido pelo satélite e sua chegada até o rastreador permite determinar a localização exata do veículo.

Com isso, esse sistema tem ajudado vários motoristas, tanto de carros de passeios como gestores de frota e empresas de logística.

Além disso, o sistema de rastreamento via GPS possui bastante cobertura e consegue localizar o carro de qualquer lugar do planeta por funcionar por meio de satélites.

Radiofrequência

A radiofrequência é uma tecnologia um pouco diferente que o sistema de posicionamento global (GPS).

Sua principal diferença está na forma de comunicação, enquanto o sistema de posicionamento global funciona por meio dos satélites, a radiofrequência funciona por meio de antenas.

O dispositivo rastreador que possui como tecnologia de geolocalização a radiofrequência emite um sinal enviado para antenas de rádio para determinar a localização do veículo.

Mas é importante dizer que aparelho não se comunica com as antenas de forma contínua, isso quer dizer que é necessário enviar um comando para haver troca de informações entre a antena e o rastreador.

Por isso, o rastreador que contém esse tipo de tecnologia só consegue obter localização do veículo e nada mais, enquanto outros conseguem transmitir mais informações.

A radiofrequência consegue compartilhar dados com mais facilidade em locais fechados e subterrâneos, porém sua cobertura geográfica é limitada.

Como também, o sistema só vai funcionar onde estiverem antenas espalhadas pela cidade para realizar a comunicação entre elas e o aparelho rastreador.

Mas fique tranquilo, existem muitas antenas distribuídas ao redor dos lugares.

Telemetria

A telemetria é a tecnologia de geolocalização mais avançada e completa disponível no mercado, ela é usada para medir e transmitir dados a qualquer distância.

E funciona por meio de um chip instalado no rastreador do carro que envia várias informações sobre o veículo e faz o monitoramento em tempo real.

Essa tecnologia consegue compartilhar diversos dados sobre o automóvel, como velocidade do carro, nível de combustível, caminho percorrido, consumo da bateria, quantidade de paradas e muito mais.

A telemetria costuma estar presente nos dispositivos OBD2 para fazer a transmissão de informações sobre o funcionamento e localização do veículo.

Esse dispositivo é plugado na porta OBD do carro, que geralmente fica localizada próximo do volante ou do porta-luvas, e pode obter e liberar informações sobre o veículo.

Funcionalidades do aplicativo Loovi

A Loovi utiliza a telemetria como tecnologia de geolocalização e possui o melhor dispositivo rastreador do mercado.

Nós encontramos uma forma inteligente de conectar você e seu carro e ainda garantir a proteção contra furto e roubo.

O aparelho é telemétrico e pode ser conectado na porta OBD do carro para fazer o monitoramento em tempo real e acompanhar o desempenho do veículo.

Você pode acessar tudo através do aplicativo, confira algumas funcionalidades abaixo:

  • Localização do veículo
  • Alerta de movimento
  • Assistência 24 horas
  • Velocidade média e máxima
  • Diagnóstico DTC
  • Consumo de combustível
  • Emissão de gases poluentes
  • E muito mais!



Caso queira saber mais sobre nossos serviços e planos basta preencher o formulário abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato com você!

O artigo Tecnologia de geolocalização: descubra tudo que você precisa saber! foi publicado originalmente no site da Loovi
Para mais artigos como esse, acesse o site oficial e saiba tudo sobre rastreador veicular com garantia contra furto e roubo.



source https://loovi.com.br/tecnologia-de-geolocalizacao-descubra-tudo-que-voce-precisa-saber/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como vender seguros de carros: dá dinheiro mesmo? Conheça nosso modelo de negócio.

O que é o sistema OBD para rastrear veículos?

Descubra qual a diferença entre seguro e proteção veicular!